Viver por muito tempo é um desejo que permeia os pensamentos de várias pessoas ao redor do mundo. Mas, mais do que viver por longos anos, é importante saber que viver bem é o que realmente importa, afinal, levar uma vida saudável e manter bons hábitos subsidia a longevidade e qualidade de vida.
Mas, qual o segredo para ter maior longevidade?
Essa é uma pergunta que americano Dan Buettner, autor de best-sellers, busca responder através do seu livro “Blue Zones: segredo de uma vida longa”.
Para escrever a obra, o autor analisou as regiões do mundo onde vivem as maiores concentrações de centenários a fim de saber o que eles tinham como hábito de vida e como chegaram tão longe, com saúde.
Os resultados dessa investigação apontaram que não existe um, mas 9 segredos capazes de dar a quem os prática, uma vida longa.
Quer saber quais são os segredos que permitem a longevidade? Continue a leitura, o sexto vai lhe surpreender.
Se movimente naturalmente
Livres de muitas comodidades trazidas pelos avanços tecnológicos, os moradores das chamadas Blue Zones se movimentam da maneira mais natural possível, realizando trabalhos domésticos e deslocando-se na maioria das vezes a pé.
Tenha um propósito
Segundo o autor, na Blue Zone as pessoas entendem o poder motivador que o propósito aplica em suas vidas, sendo uma verdadeira razão para se viver. A busca pela concretização deste propósito, pode equivaler a mais 7 anos de vida.
Priorize o equilíbrio
Buscar o equilíbrio entre a mente, o corpo e o espírito através de atividades que além de proporcionar diversão, aliviam o estresse. O negócio é desacelerar e colocar em prática um ritmo de vida menos frenético.
Não exagere na alimentação
Respeite os limites do seu corpo, o ideal é ingerir uma quantidade de alimento que te sacie, não que te empanturre.
Coma de maneira saudável
Assim como os moradores das Blue Zones, dê preferência aos vegetais. Enriqueça seu cardápio com oleaginosas, frutas, legumes e cereais. Nas Blues Zones, a proteína animal está presente na dieta, mas é ingerida raramente.
Consuma vinho
Com moderação! As investigações apontaram que, em sua maioria, os habitantes das Blue Zones consomem bebidas alcoólicas regularmente, com moderação. A bebida indicada é o vinho, rico em resveratol, uma substância que auxilia na saúde cardiovascular.
Cultive as amizades
Para os habitantes da Blue Zones, o convívio social (entre comunidade e família) potencializa e muito a longevidade, por causar felicidade e bem-estar.
Mantenha quem você ama por perto
Entre os moradores da Blue Zone, a família é sempre tratada como prioridade.
Pertencimento e religião
Pesquisas apontam que fazer parte de uma comunidade religiosa, exercer a fé, contribui para que as pessoas tenham mais saúde, aumentando a expectativa de vida.
Como você pode perceber, os segredos para se ter uma vida mais longa partem da aplicação de um estilo de vida mais leve, saudável e feliz.